sábado, outubro 18

No dos outros é refresco .

Não faça com os outros o que não quer que faça com você.
Simples não?Trata-se de uma norma básica de conduta,uma norma elementar,óbvia.
É chamada de ‘regra de ouro’,pois é um princípio é tico universal que aparece em quase todas as filosofias morais,em quase todas as religiões.
O que faz todo o sentido.Sem que pratique minimamente a ‘regra de ouro’,a vida em sociedade é inviável.
Mas há um lugar brasileiro em que a ‘regra de ouro’ já foi pelo ralo.Esse lugar é a televisão:nela,o sujeito que manda no espetáculo impõe aos outros o que jamais admitiria para si.Parece absurdo,mas é apenas um fato.
Comecemos pelo grotesco.Um certo progama de tv semana passada trouxe uma reportagem(‘O barato das baratas”)sobre a dieta servida nessas gincanas calculadamente enojantes que estão na moda.
Lá pelas tantas,os convidados(??) são obrigados a engolir minhocas,larvas,baratas.Uma apresentadora entrevistada pela reportagem declarou que não comeria nunca os pratos oferecidos aos convidados.Ou seja,ela msma não aceita pôr na boca o que oferta aos seus astros anônimos.
Não haveria nada de errado não fosse o fato de que seu cinismo reproduz,com ar de inocência,o traço dominante da TV contemporânea: o desprezo pelos outros.Aí o que seria mera diversão adquire uma conotação mórbida e negativa.Os rituais de flagelação viraram uma epidemia na TVs do mundo inteiro,todos sabemos,mas,no Brasil,eles contêm um requinte de humilhação de classe.
Silvio Santos é exemplar nesse quesito.Ele gosta de atirar sobre o auditório notas de R$ 50 dobrados em forma de avião.Aí,enquanto suas ‘colegas de trabalho’ se estapeiam pelo dinheiro,o animador exercita sua gargalhada em falsete.Será que ele recomendaria a seus familiares a ir lá se estapear por um troco?De jeito nenhum.Silvio Santos,como a apresentadora desavisada,convida os outros a um ridículo que recuraria para a sua família.
Os programas de mais ibope são os que vão mais longe no esporte de humilhar.Nos auditórios sensacionalistas do final de tarde,as tragédias íntimas dos mais pobres,sempre os pobres,são convertidas em quadros humorísticos.
Os animadores se fartam de rir.
O vexame é dos outros,não dos animadores muito menos dos magnatas.
A TV é um verdadeiro prato de vermes que vai goela abaixo dos outros,mas nunca é servido à mesa dos magnatas.Eles teriam vergonha.Ou nojo.
Pelo menos isso.

6 comentários:

Thiago Gagante disse...

Eu tenho vergonha, mas dá audiência. Minha opinião de nada serve. Infelizmente!

ana. disse...

Já escrevi sobre a televisão também. Não sobre humilhação escraxada (como se precisasse).
Enfim, enquanto houver pessoas que queiram se expôr (eu disse: queiram), haverá pessoas para rir de tais.


Você está ótimo Lipe.
Beijos, saudade da sua voz. rs!

Gui Sillva disse...

perdemos o rumo. infelizmente.
muita pouca coisa interessante no ar.

agora, a "filosofia" do início do texto, anda "cabendo" em outros setores também.

disse...

Não sei nem o que penso sobre isso, tô sem tempo pra tv. A frase do inicio eu ate tentei fazer valer, mas não existe reciprocidade da paarte de ninguem, eu disse NINGUEM! rs!

. disse...

Eles não respeitam o próximo, e o próximo vendo isso passa a não respeitar ninguém, nem a sí mesmo.

Tenho vergonha, não só de quem faz essa bosta toda, mas de quem participa se lambuzando.

Adorei o BLOG!

Um beijo.

ana. disse...

Minha vez de te mandar tomar vergonha na cara e postar logo.
Um crítica daquelas.

(Nada sobre frutas e legumes, por favor.)

rs!